Artigo

O que é e para que serve o licenciamento ambiental?

Licenciamento Ambiental. Licença Ambiental. IMA. Ibama.

Avatar photo
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Fundador do escritório Farenzena & Franco. Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.

O licenciamento ambiental é um dos principais instrumentos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/81), previsto em seu artigo 9°, inciso IV, cujo objetivo precípuo é agir preventivamente para a proteção do meio ambiente.

Assim, a “construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental” (artigo 10, caput, da Lei Federal 6.938/81).

A Resolução 237/97 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) regulamenta em âmbito nacional os principais aspectos de licenciamento ambiental, dentre os quais, no seu anexo, a relação de empreendimentos e atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, sem prejuízo de outras atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais, assim como as modalidades de licenças ambientais (artigo 8°) e as etapas básicas do seu procedimento (artigo 10).

O artigo 10 da Resolução 237/97 do CONAMA indica as etapas básicas de um processo de licenciamento ambiental, que podem ser mais simplificadas ou complexas de acordo com a tipologia da atividade ou empreendimento. No entanto, em regra e de modo ordinário, as licenças ambientais são divididas em Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação (artigo 8º da Resolução 237/97 do CONAMA).

Sobre a competência administrativa para promover o licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou utilizadores de recursos ambientais, a Lei Complementar Federal 140/2011, regulamentou os incisos III, VI, VII e o § único do artigo 23 da Constituição da República para a cooperação da União, Estados e Municípios nas ações administrativas decorrentes da competência comum de proteção ambiental.

Além da referida Lei Complementar definir que os empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras deverão se submeter a um licenciamento ambiental conduzido por um único ente federativo (art. 13), sem prejuízo da possibilidade de manifestação não vinculante de outros entes (art. 13, § 1°), também previu a competência para o licenciamento ambiental do IBAMA, dos órgãos públicos ambientais estaduais e dos órgãos públicos ambientais municipais com suporte nos critérios indicados nos artigos 7º a 9º da Lei Complementar Federal 140/2011.

Fonte: MPPR

Baixe esse post em PDF

Preencha seus dados e receba esse conteúdo de graça no seu e-mail.

    Após clicar em “enviar”, aguarde um instante até o arquivo ser gerado.
    Assuntos: a publicidade das licenças ambientais deve ocorrer, advogado defesa licenciamento ambiental, atividades que necessitam de licenciamento ambiental, auto de infracao ambiental licenciamento ambiental, como fazer licenciamento ambiental, Como funciona o processo de licenciamento ambiental, crime ambiental licenciamento ambiental, estão sujeitos ao licenciamento ambiental, falta de licença ambiental, licença e licenciamento ambiental, Licenciamento Ambiental advogado, licenciamento ambiental assessoria, licenciamento ambiental ausencia multa, licenciamento ambiental escritorio de advocacia, licenciamento ambiental fui multado, licenciamento ambiental lei, licenciamento ambiental modelo de recurso, Licenciamento Ambiental multa ambiental, licenciamento ambiental municipal, licenciamento ambiental simplificado, multa por não ter licença ambiental, o licenciamento ambiental é dividido em quantas fases, o licenciamento ambiental é um ato administrativo, O que é e para que serve a legislação ambiental, O que é licenciamento ambiental e quais os seus objetivos, O que é o licenciamento ambiental e para que serve, O que é uma Licença Ambiental Simplificada, objetivo do licenciamento ambiental, para que serve o licenciamento ambiental, para que serve o licenciamento ambiental qual sua importância, Quais são as etapas do processo de licenciamento ambiental, Quais são as três licenças ambientais?, qual a importancia do licenciamento ambiental, quantas fases tem o licenciamento ambiental, renovação de licença ambiental, tipos de licenciamento ambiental
    Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
    5/5 (7 votos)
    E compartilhe:
    Avatar photo
    Escrito por
    Advogado Ambiental
    49222/SC
    Fundador do escritório Farenzena & Franco. Advogado especialista em Direito Ambiental pela UFPR, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal e idealizador do AdvLabs.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Sumário

    Leia também

    Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.