Tese

Tese para anular auto de infração que possui descrição genérica

Avatar photo
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
Nome do material no AdvLabs:
Descrição sumária da infração genérica – indicação de dispositivo violado – lavratura do auto de infração - desrespeito ao princípio da motivação

Resumo:

A falta de motivação para a lavratura do auto de infração ambiental culmina, irremediavelmente, na sua nulidade em tela, porque a falta de subsídio quanto à origem impede a exata compreensão da autuação e dificulta a defesa, retirando a necessária presunção de legitimidade e veracidade.

Assim, quando os argumentos expostos no auto de infração não estiverem motivados de forma adequada e suficiente a demonstrar as razões que o levaram à lavratura do auto, limitando-se o agente de fiscalização a indicar que a parte autuada teria praticado uma conduta capitulada na legislação ambiental através de uma descrição sumária genérica e padronizada, o ato não está motivado e haverá vício que conduz à sua nulidade.

A tese visa demonstrar que o auto de infração ambiental não contém a descrição, clara e objetiva, de qual teria sido a infração ambiental supostamente cometida pela parte autuada, nem descreve os parâmetros utilizados para a aplicação de pena de multa, circunstâncias que impedem o adequado exercício do direito de defesa, previsto no art. 5º, inciso LV, da Constituição da República.

Isso porque, se a parte autuada não sabe exatamente quais os fatos que são imputados e como o agente de fiscalização chegou à conclusão de que ela praticou a conduta com dolo ou culpa e houve nexo entre a conduta e o dano, falta a motivação obrigatória e do ato e, portanto, não há como exercer qualquer defesa.

Objetivo:

Declarar a nulidade do auto de infração ambiental que contém descrição sumária da infração genérica e sem motivação.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível nos casos em que o agente de fiscalização lavra o auto de infração ambiental a partir de uma descrição genérica e padronizada sem declinar maiores motivos, limitando-se a indicar que a parte autuada praticou uma conduta que se amolda a um dispositivo legal que considera tal conduta como infração administrativa ambiental, mas não lança a motivação necessária para conferir validade ao ato e permitir o adequado exercício do contraditório e da ampla defesa.

A tese demonstra que o auto de infração ambiental deve ser expedido de forma suficientemente clara e lastreado em prova idônea para que a parte autuada compreenda todas as circunstâncias que levaram o agente de fiscalização à sua lavratura e que podem resultar na aplicação de sanções.

Material indisponível

Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

    Assuntos: Motivação
    Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
    E compartilhe:
    Avatar photo
    Escrito por
    Advogado Ambiental
    49222/SC
    Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
    Tipo de material: Teses
    Matérias: Direito Administrativo Ambiental
    Tipificações: Decreto 6.514/08

    Material indisponível

    Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

      Leia também

      Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.

      Nenhum resultado encontrado.