Tese

Tese para reduzir multa ambiental por animal ameaçado de extinção

Avatar photo
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
Nome do material no AdvLabs:
Artigo 24 do Decreto 6.514/08 - Redução do valor da multa ambiental - Animal ameaçado de extinção – Multa desproporcional – Princípio da razoabilidade, da proporcionalidade e da legalidade

Resumo:

Quando verificada a desproporção entre a situação econômica da parte autuada e o valor da multa imposta, bem como a ausência de gravidade da conduta, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente, cabe à própria Administração rever seus atos administrativos manifestamente desproporcionais.

Assim, se a situação fática revela que a multa aplicada à parte autuada fugiu à observância de critérios aos quais o agente de fiscalização está adstrito, porque aplicada por cada indivíduo encontrado em cativeiro ou guarda sob o argumento de que seriam espécies constantes na lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção, mas sem a motivação e fundamentação, limitando-se ao texto frio da norma, cabível a revisão do valor da multa.

A tese visa demonstrar que, embora se trate de animal silvestre ameaçado de extinção, todas as circunstâncias apontam para a desnecessidade da aplicação da multa elevada, sobretudo se estiverem ausentes provas de intuito comercial na guarda dos animais, nem houver indícios de maus-tratos, bem como que a situação econômica da parte autuada não permite a aplicação de multa de elevado valor, devendo ser aplicados os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, no sentido de reduzir a multa aplicada.

Objetivo:

Redução do valor da multa ambiental aplicada com fundamento no inciso II do artigo 24 do Decreto 6.514/08, ainda que o animal conste na lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção.

Dicas práticas de quando e como usar essa tese

A tese é cabível nos casos em que a parte autuada é alvo de fiscalização ambiental que encontrou sob sua guarda espécimes da fauna silvestre ameaçadas de extinção, sem a devida licença da autoridade ambiental competente, tendo o agente de fiscalização lavrado o auto de infração com base no inciso II do artigo 24 do Decreto 6.514/08, no qual indicou multa exorbitante, em desconformidade com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Dessa forma, a tese demonstra a exacerbação da multa ambiental objetivando sua redução valores menores, amparando-se no artigo 6º da Lei 9.605/98 e art. 4º do Decreto 6.514/2008, que determinam, para imposição e gradação da penalidade, a observância da gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente; os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental; e a situação econômica do infrator, no caso de multa.

Material indisponível

Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

    Assuntos: Animal
    Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
    E compartilhe:
    Avatar photo
    Escrito por
    Advogado Ambiental
    49222/SC
    Advogado no Farenzena Franco Advogados especialista em Direito Ambiental e Agronegócio.
    Tipo de material: Teses
    Matérias: Direito Administrativo Ambiental
    Tipificações: Decreto 6.514/08

    Material indisponível

    Este material está indisponível no momento, mas em breve teremos novidades! Quer ser avisado quando esse material estiver disponível novamente? Adicione seu e-mail e entraremos em contato.

      Leia também

      Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.

      Nenhum resultado encontrado.