Artigo

Policial militar ambiental não serve como perito

O policial militar ambiental pode lavrar o auto de infração, mas não tem habilitação técnica para atestar maus-tratos a animais.

Cláudio Farenzena - Advogado de Direito Ambiental
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado inscrito na OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35260/. Especialista em Direito Ambiental pela UFPR. Sócio do Escritório Farenzena Tonon Advogados. Vice-Presidente do Instituto de Direito Ambiental - IDAM. Idealizador do AdvLabs, do Direito Ambiental Experience, do FONADAM, do Direito Ambiental na Prática e da Mentoria Sala dos Conselheiros.

Converse com especialistas em Direito Ambiental sobre seu caso

A equipe do escritório Farenzena Tonon Advogados Associados está preparada para atender você.

O erro aparece quase sempre do mesmo jeito. O policial militar ambiental chega à propriedade, olha o animal, conclui que houve maus-tratos e escreve essa conclusão no auto de infração. Daí em diante o documento circula como se fosse prova técnica, no processo administrativo e na denúncia criminal.

O policial militar ambiental tem competência para lavrar o auto de infração e para depor como testemunha do que viu. Ele não tem competência técnica para atestar maus-tratos. São competências distintas, e confundir uma com a outra sustenta boa parte das autuações e das denúncias que não resistem a uma defesa bem instruída.

Policial militar ambiental pode atestar maus-tratos a animais como se fosse perito?

Não. O policial militar ambiental não serve como perito. Ele pode constatar o que está diante dele, descrever a cena e lavrar o auto de infração, mas a afirmação de que o animal sofreu maus-tratos é juízo técnico, e juízo técnico exige habilitação que o cargo de policial militar não confere.

A diferença não é formalidade. Maus-tratos é conceito aberto, de aferição subjetiva, que depende da avaliação do estado físico do animal, do manejo, da alimentação, da contenção e das condições do ambiente. Dizer que um cão acorrentado em um pátio de terra sofreu maus-tratos é conclusão, não constatação visual.

Costumo provocar com esse exemplo em aula. Para afirmar que o animal acorrentado sofreu abalo psíquico, seria preciso um profissional capaz de avaliar o comportamento daquele animal.

Isso não diminui o trabalho da polícia militar ambiental, que em muitas regiões é a única presença do Estado. A questão é outra: cada agente público atua no limite da sua atribuição, e constatar não se confunde com atestar tecnicamente, como mostram as rotinas de fiscalização e proteção ambiental do IBAMA.

Por que lavrar o auto de infração não é o mesmo que atestar o fato?

Lavrar o auto de infração é ato de poder de polícia. Atestar tecnicamente um fato é prova pericial. A primeira competência vem da legislação administrativa que estrutura a fiscalização; a segunda vem das regras de prova e exige formação específica.

Quando o órgão ambiental trata o relato do policial militar como se fosse laudo, o processo passa a ter conclusão técnica sem autor técnico. É esse vazio que a defesa aponta, e ele aparece com clareza quando se pergunta quem assinou a afirmação de que houve maus-tratos e com base em que método.

A testemunha narra percepções. O perito emite opinião técnica fundamentada. Um mesmo agente não pode ocupar os 2 papéis no mesmo processo sem que a prova fique comprometida, questão que já tratei ao discutir a atuação do próprio órgão ambiental como perito.

No processo criminal a consequência é mais severa. O crime de maus-tratos do art. 32 da Lei 9.605/1998 deixa vestígios no corpo do animal e no ambiente, e infração que deixa vestígio tem regra própria de prova.

Quem tem competência técnica para comprovar maus-tratos em crime ambiental?

O perito oficial, portador de diploma de curso superior, nos termos do art. 159 do Código de Processo Penal. Na falta dele, o exame é feito por 2 pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.

Antes disso vem o art. 158 do Código de Processo Penal, que é a norma mais útil nesses casos. Quando a infração deixa vestígios, o exame de corpo de delito é indispensável, direto ou indireto, e nem a confissão do acusado supre essa falta.

Maus-tratos deixam vestígio. Desnutrição, ferimento, mutilação e condição de confinamento são fatos materiais, verificáveis por quem tem formação para avaliá-los.

Por isso a ausência de exame técnico em processo por maus-tratos não é detalhe de instrução, é falta de prova da materialidade, ponto que desenvolvi ao analisar a nulidade da ação penal sem exame pericial e que dialoga com a exigência de lastro probatório mínimo de quem acusa.

O §1º do art. 159 é o dispositivo que mais rende na prática, por um motivo que costuma passar despercebido. Ele não autoriza qualquer pessoa a periciar na ausência do perito oficial: exige diploma de curso superior e habilitação técnica ligada à natureza do exame. O médico veterinário atende ao requisito; o policial militar não.

Como transformar a falta de habilitação técnica em tese de defesa?

O primeiro movimento é documental. Peça a íntegra do procedimento e identifique quem produziu cada peça: quem lavrou o auto de infração, quem fotografou, quem descreveu o estado do animal e se houve profissional com formação técnica em alguma etapa.

O segundo é apontar a ausência do exame de corpo de delito e requerer a perícia, ainda que indireta, sobre o material existente. Em muitos processos as fotografias e a ficha de atendimento veterinário permitem o exame indireto, e quem tem interesse em produzi-lo precisa requerê-lo a tempo.

O terceiro é separar as esferas na petição. A mesma falha aproveita ao processo administrativo e ao criminal, mas por fundamentos distintos: no administrativo, porque a autuação se apoia em conclusão técnica sem suporte; no criminal, porque falta a prova da materialidade exigida pelo art. 158 do Código de Processo Penal.

O quarto é instruir a defesa com laudo próprio, assinado por médico veterinário, descrevendo o estado do animal, o manejo adotado e as condições concretas. A lógica é a mesma dos julgados em que a falta de perícia levou à absolvição em crime ambiental e daqueles que afastaram o perito ligado ao órgão que autuou.

Esse raciocínio não vale só para maus-tratos. Serve para todo auto de infração em que o agente de fiscalização registra conclusão técnica que a sua formação não alcança, e por isso trato a tese como transversal à matéria sancionadora.

O mesmo fundamento aparece no que escrevi sobre a ausência de perícia em crime ambiental e no que se discute sobre a prova da materialidade por perícia.

Perguntas frequentes

O auto de infração lavrado por policial militar ambiental é nulo?

Não por si só. A competência para lavrar o auto de infração depende da legislação de cada ente e da estrutura do convênio com o órgão ambiental, e em vários estados a polícia militar ambiental tem essa atribuição.

O que não se admite é que o mesmo documento funcione como prova pericial. O auto de infração vale como relato do que o agente de fiscalização viu. Quando avança sobre juízo técnico, como a afirmação de que houve maus-tratos, essa parte perde valor probatório e pode ser atacada.

O laudo do médico veterinário particular tem valor contra o relato do policial?

Tem, e costuma ser decisivo. O relato do policial militar ambiental é prova testemunhal sobre o que ele percebeu; o laudo do médico veterinário é prova técnica produzida por quem tem habilitação para avaliar o estado do animal.

Quando o processo reúne a percepção do agente de fiscalização de um lado e um laudo técnico do outro, a balança probatória muda. O laudo deve descrever o exame realizado, os parâmetros usados e as condições de manejo, porque laudo genérico tem o mesmo defeito que se aponta no auto de infração.

Em que momento essa tese deve ser apresentada?

O quanto antes, e na esfera administrativa e na criminal. No processo administrativo, já na defesa do auto de infração, porque é ali que se fixa a matéria de fato e se requer a produção de prova.

No processo criminal, na resposta à acusação, com requerimento expresso de perícia e de oitiva do profissional que atendeu o animal. Deixar para alegar no final reduz a chance de produzir a prova técnica, e a defesa que aponta a falha sem requerer o exame perde a oportunidade de constituir o contraponto que faltava.

Essa tese só serve para maus-tratos a animais?

Não. O fundamento é a diferença entre competência para autuar e competência técnica para atestar, e essa diferença aparece em quase toda infração ambiental. Vale para a afirmação de que houve poluição, de que a área é de preservação permanente ou de que houve dano ao solo.

Em todas essas hipóteses o agente de fiscalização registra conclusão que depende de formação específica. Sempre que faltar o profissional habilitado por trás da conclusão, a tese pode ser usada no auto de infração e no processo criminal.

Conclusão

A distinção que fica é curta de enunciar e rende muito na prática: competência para lavrar o auto de infração não é competência técnica para atestar o fato. O policial militar ambiental tem a primeira e não tem a segunda.

O que decide o caso, na maioria das vezes, é a ausência do exame de corpo de delito exigido pelo art. 158 do Código de Processo Penal quando a infração deixa vestígios, somada à exigência de habilitação técnica do art. 159 para quem produz a prova.

Reúna desde o início a íntegra do procedimento, o registro de quem produziu cada peça, as fotografias do animal na data dos fatos, a ficha de atendimento veterinário e um laudo assinado por profissional habilitado. É esse conjunto que permite requerer a perícia e sustentar a falta de prova técnica.

Quem responde a auto de infração ou a denúncia por maus-tratos deve procurar um advogado especializado em direito ambiental antes do prazo de defesa, porque a prova técnica que falta ao processo precisa ser requerida no momento certo.

Baixe esse post em PDF

Preencha seus dados e receba esse conteúdo de graça no seu e-mail.

Download
Após clicar em “enviar”, aguarde um instante até o arquivo ser gerado.
Gostou deste conteúdo? Deixe uma avaliação!
E compartilhe:
Cláudio Farenzena - Advogado de Direito Ambiental
Escrito por
Advogado Ambiental
49222/SC
Advogado inscrito na OAB/SC 49.222 e OAB/MT 35260/. Especialista em Direito Ambiental pela UFPR. Sócio do Escritório Farenzena Tonon Advogados. Vice-Presidente do Instituto de Direito Ambiental - IDAM. Idealizador do AdvLabs, do Direito Ambiental Experience, do FONADAM, do Direito Ambiental na Prática e da Mentoria Sala dos Conselheiros.

Deixe um comentário

Seu e-mail e telefone não ficarão públicos. Ao enviar um comentário, você concorda com nossa política de privacidade.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Digite um telefone válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


Leia também

Nossos artigos são publicados periodicamente com novidade e análises do mundo do Direito Ambiental.